terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cafezinho após as refeições


Publicado em 13/08/2010 por Dra. Maria Eduarda Bécho Freitas Arger

Se você é brasileiro ou vive no Brasil, provavelmente tem o hábito de tomar um cafezinho após as refeições, principalmente após o almoço. Como já abordamos em outras matérias, a cafeína não faz mal à saúde, desde que não seja ingerida em excesso. Três ou quatro cafezinhos por dia não fazem mal à saúde. Ela é estimulante, atua sobre o sistema nervoso central aumentando a atividade, reduzindo o sono, mantendo a atenção e vigília. Em doses maiores ou em pessoas sensíveis, entretanto, algumas reações adversas desagradáveis são observadas, como: insônia, agitação, excitação, zumbidos, taquicardia, aumento da freqüência respiratória (a pessoa pode ficar ofeganta) e desconforto no estômago. Quem toma muito café pode apresentar um aumento da pressão (pressão alta) e aumento dos hormônios relacionados com o estresse, principalmente a adrenalina. Além disso, um consumo acentuado pode causar dependência, o que chamamos de “cafeinismo”. Ou seja, café é bom sim, mas com moderação.
Para quem gosta de um cafezinho após o almoço, uma boa notícia: esse simples hábito pode ajudar na redução do pico de glicose que ocorre após a refeição. O porquê desse fenômeno ainda é objeto de vários estudos, mas já sabemos que o café estimula os hormônios intestinais e incretinas, que são liberadas no intestino após as refeições, o que ajuda no controle dos níveis de glicose. Essas incretinas estimulam a síntese e liberação da insulina, hormônio que faz com que o açúcar vá do sangue para as células, o que reduz o nível de glicose no sangue. Elas também inibem a secreção de um hormônio chamado glucagon, que tem ação oposta à da insulina. O glucagon faz com que o açúcar saia das células e vá para o sangue, o que aumenta a glicemia. Com menos glucagon sendo liberado, menos açúcar sai das células para o sangue, e menor a glicemia.  Para você entender melhor: o nível de glicose no sangue (glicemia) começa a se elevar 10 minutos após a ingestão de alimentos. A glicemia atinge seus níveis máximos aos 60 minutos após a ingestão dos alimentos e aproxima-se dos níveis basais normalmente em 2 a 3 horas após a refeição.
O café também possui agentes antioxidantes, o que reduz os radicais livres do nosso organismo.
O magnésio presente no café também ajuda na redução da glicose após as refeições.
Segundo outros estudos, o consumo regular de café também ajuda a prevenir o diabetes tipo 2. Uma pesquisa que avaliou mais de 190 mil pessoas concluiu que as pessoas que ingeriam de 4 a 6 xícaras de café por dia tiveram 28% menos chances de desenvolver diabetes do que aqueles que consumiam até 2 xícaras/dia.
Então, fica a dica: café é excelente, desde que consumido com moderação. Não consoma mais do que quatro cafezinhos por dia, e de preferência, beba café após as refeições. Só não vale exagerar no açúcar, dê preferência aos adoçantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário