sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Homem atira contra PM em Sidrolândia - MS

João Maria Oliveira é preso após ter atirado contra a PM



João Maria Oliveira é acusado de tentar matar um policial militar na praça central, em Sidrolândia. Ele foi atingido por dois tiros pela polícia e preso.

O atirador estava sentado em um dos bancos da praça com uma escopeta calibre 20, conforme o site Região News. Ao avistar a polícia ele efetuou um disparo, mas não acertou ninguém.

Em seguida, João começou a correr com a arma nas mãos e os policiais atiraram contra ele. João Maria foi atingido em um dos ombros.

Mesmo ferido, ele continuou correndo por mais 150 metros, quando foi atingido por um novo disparo, no tórax.

João caiu, foi detido e encaminhado ao Hospital Beneficente Dona Elmiria Silvério Barbosa.

...E EM NA CAPITAL DO PARAGUAI

Policiais Militares da PMMT morrem em acidente na BR-163

Os corpos dos soldados Roni Cesar Gomes, 28 anos, e Rosangelo Carmo da Silva, 33, do Comando Tático Regional (Cotar) da Polícia Militar, serão trasladados para Sinop e serão sepultados em cidades onde residem familiares - Roni no interior de São Paulo e Carmo em Amambai (MS). Os dois PMs trabalhavam em Sinop há mais de 5 anos. Ambos eram casados. Carmo tinha filhos. Os policiais foram autorizados a se deslocarem até Cuiabá para que o soldado Roni pudesse ser submetido a uma perícia médica, devido a uma fratura ocasionada durante o serviço ordinário. No caminho até a capital, nas proximidades do restaurante Thezes, há 20 quilômetros de Nova Mutum, o soldado Carmo, que conduzia o veículo Blazer da Força Tática, tentou ultrapassar, mas acabou perdendo o controle e capotando a viatura. Ambos morreram no local do acidente. “Segundo informações de pessoas que trafegavam pela rodovia no momento do acidente, ao tentar ultrapassar, Carmo avistou uma carreta que seguia sentido contrário e impedia a ultrapassagem e, ao retornar para pista acabou perdendo o controle e capotando o veículo para o lado oposto da rodovia”, relatou o comandante Celso Henrique Souza Barboza, do do Comando Regional de Sinop

Lei de organização básica da PM vai elevar Companhias para Batalhões e aumentar efetivo


Campo Grande (MS) – Atendendo à um anseio que vinha de quase 30 anos na Polícia Militar do Estado, o governo deve encaminhar para a Assembleia Legislativa a proposta de Lei de Organização Básica da corporação. A nova legislação, entre outras ações, eleva o status de algumas Companhias Independentes para Batalhões – como é o caso das polícias de trânsito (Ciptran) e da unidade de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe).

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, com a mudança, as companhias que hoje são comandadas por policiais com o cargo de major passam a ter como comandantes tenentes-coronéis. Além disso, o novo status deve possibilitar o aumento do efetivo destes futuros batalhões.

“A nova lei de organização básica da Polícia Militar, que vai para a Assembleia Legislativa tão logo voltem os trabalhos naquela casa, vai permitir que a PM melhore sua estrutura, aumente sua capacidade de policiamento, aumente a presença do policial militar na rua e, com isso, nós vamos trazer mais segurança à comunidade do nosso estado”, afirmou o comandante-geral durante coletiva para a imprensa para apresentar os resultados na Operação Fim de ano, na manhã de ontem (4/1).

“Era um anseio que já vinha há quase 30 anos sendo solicitado pela Polícia Militar aos governos que por aqui passaram e, felizmente, o governo atual nos atendeu neste pedido, o que com certeza vai representar um grande avanço para a nossa instituição”, ressalta o coronel David.

Como primeiro passo para a Lei de Organização Básica, a Polícia Militar já publicou em Diário Oficial, no dia 17 de dezembro de 2010, a lei complementar que fixa a quantidade do efetivo para os biênios 2011/2012 e 2013/2014. “Com esta estruturação vamos elevar nosso efetivo de 7.529 homens para 8.780 até 2014”, completou o coronel.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SEGURANÇA NO TRÂNSITO: CADEIRINHAS

Veja dicas importantes sobre segurança no transito, neste caso o assunto é cadeirinha.


Assista o Vídeo com as explicações de como utilizar corretamente a cadeirinha. É só CLICAR AQUI

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Conheça o novo popular da VW

O novo Lupo chega em 2014 e substituirá o longevo Gol G4
O plano Strategy 2018, apresentado em novembro de 2009, pretende tornar a Volkswagen o maior fabricante de automóveis do mundo. O prazo para o cumprimento da meta é de oito anos, como o nome do projeto deixa claro, e pretende vender mais de 10 milhões de carros no ano pelo grupo em todo o mundo. Para dar certo, a empresa precisará de produtos de grande volume. O primeiro a ser produzido no Brasil será o Lupo, sobre o qual o conceito up! já deu uma boa ideia, mas com mudanças. A maior delas no motor.
Quando foi apresentado, o up! se propunha a ser um sucessor do Fusca, com motor traseiro. Seria fabricado sobre a plataforma MHB, mas a ideia era que, assim como o modelo que o inspirou, ele fosse um carro do povo, barato o suficiente para ser comprado por muitos. Isso tirou a plataforma MHB de cena, considerada cara, e deu origem à plataforma AA.
Também chamada de NSF (de New Small Family, ou nova família pequena), a plataforma AA, criada sobre a do PQ25, o Polo de quinta geração, servirá a subcompactos como o Lupo e suas variaçõesSeat (Arosa), Skoda (City) e talvez Audi, exclusivamente elétrico, e aos compactos, como Gol e Fox(as próximas gerações de ambos, pelo menos).
Ela faz parte de um passo importante para o Strategy 2018: lançar novos produtos e simplificar o modo de produzi-los. Segundo declaração de Thomas Schmall, presidente da VW brasileira, ao jornal O Estado de S. Paulo, em outubro, o objetivo do carro é conquistar consumidores dos segmentos C e D, cuja importância no mercado deve dobrar de tamanho nos próximos anos.
As 15 plataformas atualmente utilizadas pela empresa serão reduzidas para quatro: a AA, a MQB, para carros médios e médios-grandes, com motor transversal, a MLB, para carros grandes, com motor longitudinal, e a MMB, com motor central. Só sobre a arquitetura MQB serão produzidos 43 modelos diferentes, incluindo um A3 sedã, inédito até hoje.
De todas, a única que deve ser usada no Brasil é a AA. Isso por causa do perfil de nosso mercado, voltado quase exclusivamente a modelos compactos. Os médios, com volumes mais baixos de vendas, devem vir do México, onde já são produzidos para atender aos EUA. O sonho de um novoGolf feito no Brasil, portanto, está cada vez mais distante.
O Lupo terá 3,45 metros de comprimento, 1,63 de largura e 1,50 de altura, o que o opõe ao KiaPicanto em dimensões. Se esse parece um investimento arriscado, considerando as vendas de subcompactos no Brasil, vale lembrar que a Fiat trabalha em um, também para 2014, chamado de “city car”, que aposentará o Mille; que a Ford cogita produzir o conceito Start para substituir o Ka; que a GM trabalha no Chevrolet Spark, pelo projeto Ônix; e que até a novata JAC já tem seu subcompacto, o J2, para 2012.

Estas projeções, realizadas a partir de documentos oficiais, mostram que, em estilo, o Lupo mudou pouco em relação ao up!, assim como o conceito IROC é quase igual ao Scirocco. Os retrovisores são os mesmos do Gol e do Fox. Fica na traseira a maior diferença do conceito e do carro de produção: a tampa será de metal, não de vidro, e não reta, mas arredondada.
O pulo do gato do Lupo é seu baixo custo de produção, que ameniza o custo de desenvolvimento alto, igual ao de modelos maiores, com margens de lucro idem. A produção mais em conta permite amortizar o investimento em menos tempo, mesmo com preço abaixo dos 20 000 reais estimados para o carro.
Quando for lançado, o Lupo criará uma nova hierarquia: ele fica na entrada, entre 20.000 a 30.000 reais, seguido pelo Gol, de 30 000 a 40 000 reais. O Fox ocupará o lugar do Polo, que não terá a quinta geração por aqui, apenas uma reestilização.

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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ciptran registra 59 acidentes e 188 infrações de trânsito no período de fim de an


Campo Grande (MS) – A Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran) registrou no primeiro fim de semana do ano, o total de 59 acidentes de trânsito e 188 autos de infração na Capital. De acordo com estatísticas do órgão que fiscaliza o trânsito, de 59 acidentes registrados no início deste ano, 16 tiveram danos materiais e 47 envolveram vítimas.

Segundo dados registrados pela Companhia, este total revela um número maior comparado à estatística registrada no mesmo período no ano passado, quando foram notificados 34 acidentes com vítimas e 13 ocorrências envolvendo danos materiais.

A estatística da Companhia de Trânsito se refere ao período do dia 31 de dezembro de 2010 ao dia 02 de janeiro de 2011. Estabelecendo um comparativo, em relação ao mesmo período do ano passado, no dia 31 de dezembro de 2011 foram registrados 26 acidentes enquanto o último dia de dezembro de 2010, foi notificado o total de 20 ocorrências. No dia 01/01/2011 foram registrados 23 acidentes, já no 1° dia de 2010 foram notificados 14 acidentes. Já o segundo dia do ano de 2011 registrou menos acidentes, comparado ao ano passado: foram 10 ocorrências, contra 13 ocorridos em 2010.


Prevenção
Trabalhando com o foco na prevenção de acidente e a conscientização da população, os números são resultado de uma intensa fiscalização realizada pela Companhia de Trânsito. A fiscalização realizada permanentemente pela Ciptran durante todo o ano foi intensificada principalmente nesse período das férias, através de diversas blitze. Em dezembro do ano passado, a Companhia realizou a  “Operação Saturação”, feita em parceria com a Agência Municipal de Trânsito, que atendeu pontos estratégicos da Capital, onde o tráfego de veículos é maior. Também foram utilizados equipamentos de auxílio que ajudaram a identificar ocorrências e coibir infrações mais nocivas à segurança no trânsito, especialmente a embriaguez e o excesso de velocidade.
Segundo a Companhia, para garantir a segurança no Trânsito, a Ciptran continuará trabalhando na fiscalização diária nos três períodos, visando também o cumprimento da lei seca, e o respeito às leis de trânsito pelos motociclistas – que são maioria de envolvidos em acidentes na  Capital. De acordo com a Ciptran, a fiscalização intensa também se estende aos bairros - região onde há o maior número de infrações de trânsito.
Thierre Mônaco

Capital registra menos roubos e homicídios em 2010

Campo Grande (MS) – A população de Campo Grande esteve mais segura no ano passado. A afirmação pode ser feita a partir do comparativo no número de ocorrências registradas entre 2.009 e 2.010. Foram 7002 a menos: 117.057 contra 124.059. Destaque para a redução de 24,5% no número de homicídios que caiu de 143 para 108. Queda também nos roubos. Foram menos 171 casos, com diminuição de 3,9%: 4.332 para 4.161.


Somente no último mês a redução foi de mais de mil ocorrências. Caiu de 10.235 para 9.166. Houve diminuição de 43,5% nos homicídios (23 para 13), 9,5% nos furtos (525 para 475), 18,4% nos roubos (407 para 332) com ênfase nos em coletivo que caíram 43,7% (71 para 40). Outro ponto positivo foi o aumento de 18,6% na recuperação de veículos que passou de 70 para 83. “Em dezembro reforçamos o policiamento com um esquema especial de segurança para os comércios, sem descuidar das áreas residenciais. O trabalho diário foi incrementado e com isso obtivemos ótimos índices”, avaliou o comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

O trabalho preventivo e de minimização de danos feito pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul é apontado como um dos principais fatores da redução na criminalidade. O patrulhamento ostensivo - com rondas em horários e locais tidos estatisticamente como críticos -, as abordagens rotineiras para checagem de documentos, apreensão de drogas, armas e retirada de circulação de pessoas em débito com a justiça foram fundamentais para o sucesso nos números.

Outro êxito alcançado pela PMMS em 2.010 foi na apreensão de entorpecentes. O número de ocorrências de tráfico saltou de 367 para 426, aumento de 16,1% e o de achado de drogas de sete para 34, acréscimo de 385,7%. “O combate ao tráfico e comércio de entorpecentes é uma de nossas prioridades porque a droga é causa de vários outros crimes. Combatendo o tráfico, combatemos diversos outros delitos como roubos, furtos e homicídios. Em 2010 conseguimos aumentar o número de apreensões, principalmente porque contamos com o apoio da população que está confiando no policial e denunciando mais”, comentou o comandante-geral.

A meta da PMMS é reduzir ainda mais os índices em 2011, aprimorando a logística do trabalho e solidificando a filosofia de policiamento comunitário com gestão compartilhada da segurança pública.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fuzil de assalto AK- 47 - Rússia

O fuzil AK-47 é uma das armas mais bem sucedidas e a de mais ampla utilização entre todos os tipos já produzidos de armas portáteis. Tanto ele como seu sucessor, o AKM, são utilizados em todo o mundo, por forças regulares e irregulares. Seu projeto é basicamente uma combinação de elementos já existentes em outros fuzis, principalmente o modelo alemão MP43/44 desenvolvido pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido aceito pelo Exército Vermelho em 1947, com cartuchos calibre 7,62 mm. Estava criado o famoso AK-47 (Automatov Kalashnikov) ainda hoje conhecido também pelo sobrenome de seu idealizador, Mikhail Kalashnikov. Precisão, segurança, facilidade de fabricação e manutenção, usinado em aço de alta qualidade com coronha e guarnição em madeira, além de grande resistência em combate, capaz de suportar as mais adversas condições de uso, tornaram-no o fuzil de assalto preferido de muitos exércitos e de guerrilheiros ao redor do mundo. Produzido em larga escala, inclusive sob licença em outros países onde surgiram diversas sub-variantes, estima-se que tenham sido fabricados mais de 40 milhões de exemplares. O AK-47 funciona a gás, sobre o cano traz um cilindro dotado de pistão, quando a bala é disparada uma pequena quantidade de gás do cartucho é automaticamente desviada por um orifício, forçando o pistão para trás. Em função disto, o cão da arma afasta-se da culatra, preparando-a para um novo tiro e o mesmo movimento ejeta o cartucho vazio. Acionada uma alavanca que possibilita ao soldado optar pelo tiro automático, o AK-47 permanecerá carregando, atirando, ejetando e recarregando sem parar, enquanto o dedo pressionar o gatilho. Idealizado para disparar 600 tiros por minuto, na prática alcança 90 tiros por minuto, pois seu carregador comporta 30 cartuchos.

Uma reformulação do projeto em 1959 levou ao surgimento do fuzil AKM, que externamente difere pouco de seu antecessor, mas traz modificações em seu mecanismo de funcionamento e utiliza materiais mais leves, tudo com o intuito de facilitar ainda mais a sua produção. A variante AKMS, com coronha dobrável, podendo ser equipada com visor infravermelho e lançador de granadas, foi adotada por unidades motorizadas e tropas aerotransportadas. Em 1978, baseado no êxito do fuzil M-16 americano, surgiu o AK-74, nova versão do AKM, de calibre 5,54 mm com carregador de plástico, uma arma mais leve, com menor repuxo, maior segurança e controle de tiro. Além disso, a velocidade do projétil, de 900 metros por segundo, lhe garante trajetória mais correta e maior força de impacto. O fuzil AK-47 e suas variações são fabricados em muitos países, como China, Polônia, Hungria, Coréia do Norte e Romênia, sem contar que serviu de base para projetos de outros fuzis muito semelhantes como o finlandês Valmet M62/M60 e o israelense Galil. Recentemente a Venezuela assinou um contrato de aquisição de 100.000 fuzis da versão AK-103, com possível instalação de uma fábrica da arma e de sua munição no país, gerando suspeitas de que futuramente esses fuzis possam ser vendidos aos diversos movimentos guerrilheiros do continente. Sua simplicidade de projeto e de manutenção, aliados à sua comprovada robustez e confiabilidade, tornaram o AK-47 o fuzil de assalto preferido de gerações de combatentes, garantindo sua utilização ainda por muitos anos.

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