terça-feira, 31 de maio de 2011

TABAGISMO – O Mal da Destruição em Massa


O que é?
O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido. 

Apresento-lhes o “Cigarro”
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: A fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:
Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena;
Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14;
Agrotóxicos - DDT;
Solvente - benzeno;
Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago);
Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..;

O tabaco e seus derivados:O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha); aspirado (rapé); mascado (fumo-de-rolo), porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde.


Doenças causadas pelo uso de derivados de tabaco.
O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual.




Porque fumar?
Existem vários fatores que levam as pessoas a experimentar o cigarro ou outros derivados do tabaco. A maioria delas é influenciada principalmente pela publicidade do cigarro nos meios de comunicação.
No caso dos jovens ainda é pior porque além das propagandas pelos meios de comunicação, pais, professores, ídolos e amigos também exercem uma grande influência. Antes dos 19 anos de idade o jovem está na fase de construção de sua personalidade. Pesquisas mostram que a maioria dos adolescentes fumantes iniciou a fumar justamente nesta faixa de idade, isto quer dizer que o principal fator que favorece o tabagismo entre os jovens é, principalmente, a necessidade de auto-afirmação.
Moda nos dicionários nos leva a pensar em: música, roupas, gostos, jeito de se vestir, gírias, danças, etc. O tabaco não está incluído em nenhum destes itens.
A algum tempo atrás a publicidade manipulava psicologicamente levando diferentes grupos (adolescentes, mulheres, indivíduos de baixo poder aquisitivo, etc) que acreditavam que o tabagismo era muito mais comum e socialmente aceito do que era na realidade e através das demandas sociais e das fantasias dos comerciais que usavam mulheres bonitas, bem vestidas, homens fortes, bonitos, jovens curtindo a natureza ou em festas muito bem acompanhados todos estes personagens fazendo uso do cigarro. Hoje, este tipo de publicidade foi proibido no Brasil. A lei 10.167 restringe a propaganda de cigarros e derivados do tabaco.


Fumar durante a gravidez?
Nem pensar, FUMAR DURANTE A GRAVIDEZ traz sérios riscos para a gestante como também aumenta o risco de mortalidade fetal e infantil, estes riscos se devem, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina exercidos sobre o feto, após a absorção pelo organismo materno. Estes riscos são:
· Abortos espontâneos;
· Nascimentos prematuros;
· Bebês de baixo peso;
· Mortes fetais e de recém-nascidos;
· Gravidez tubária;
· Deslocamento prematuro da placenta;
· Placenta prévia e
· Episódios de sangramento.
Comparando-se a gestante que fuma com a que não fuma, a gestante fumante apresenta mais complicações durante o parto e têm o dobro de chances de ter um bebê de menor peso e menor comprimento.
A gestante que fuma, com um único cigarro fumado acelerar em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. Imagine a extensão dos danos causados ao feto, com o uso regular de cigarros pela gestante.
A gestante, o parto e a criança também estão expostos a estes riscos quando a gestante é obrigada a viver em ambiente poluído pela fumaça do cigarro (fumante passiva), absorvendo substâncias tóxicas da fumaça, que pelo sangue passa para o feto. Assim como a mãe que fuma durante a amamentação, a nicotina passa pelo leite que é ingerido pela criança.


O que é ser um fumante passivo?
É o indivíduo que convive com fumantes e inalam a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados. Poluição Tabagística Ambiental (PTA), é a poluição decorrente da fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior responsável pela poluição nestes ambientes. Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é estimado como a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagística ambiental, maior a chance de adoecer. As crianças, por terem uma freqüência respiratória mais elevada, são mais atingidas, sofrendo conseqüências drásticas na sua saúde, incluindo doenças como a bronquite, pneumonia, asma e infecções do ouvido médio.

Só os fumantes não acreditam que são:
· Nove mortes por hora.
· 80 mil por ano.
· 90% dos casos de câncer de pulmão.
· 80% dos enfisemas pulmonares.
· 25% dos infartos de miocárdio.
· 40% dos derrames cerebrais.
· 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas.
· Quatro milhões morrem por ano.

Métodos para acabar com o vício
Hoje, já existem no mercado diversos métodos para acabar com o vício do cigarro, basta querer e ter força de vontade.
Citaremos alguns destes métodos:
· Goma de mascar com nicotina – são pastilhas que liberam pequenas doses de nicotina diminuindo os sintomas da abstinência.
· Skin Paches – são pequenos adesivos que colados à pele, liberam mais nicotina do que a goma de mascar.
· Spray nasal – este spray libera menos nicotina que a goma e os patches, mas chega mais rápido ao sistema circulatório.
· Inalante – o inalante tem a mesma forma do cigarro, o que leva o indivíduo a achar que está fumando, pois imita o gesto mão-para-boca do fumante só que com 1/3 da nicotina do cigarro.
· Zyban – este é um método sem nicotina, trata-se de uma droga antidepressiva que auxilia nas crises de abstinência.
Todos estes métodos devem ser receitado e terem acompanhamento médico.


Texto de Ivana Silva




12 comentários:

  1. Pois é gente recentemente perdi minha mãe, pois como ela era fumante a vários anos, morreu faltando ar aos poucos, muito triste. O enfisema pulmonar é uma doença cruel, quem é fumante deveria pensar muito antes de por aspirar esse maldito cigarro... pense nisso.... não fume....

    ResponderExcluir
  2. Vamos deixar claro, odeio fumo, odeio drogas, não sou a favor de nenhum dos dois.

    Porém sou a favor da liberdade, se o cara quer fumar, que fume, que isso me importa, cada um que cuide da sua vida.

    "Destruição em Massa" é piada né, quando alguém da um tiro na própria cabeça é destruição ou suícidio?

    Até onde sei só fuma maior de 18, maior de 18 é responsável por si mesmo, todo mundo sabe que faz mal, e mesmo assim fuma, então não cabe a mim, nem a você, nem a ninguém, ficar com mimimi. Cada um cuidando da sua vida e somente da sua vida o mundo fica bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post...

    Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial em dois idiomas (português e inglês), para atrair visitantes nacionais e internacionais, nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar até 6 links por dia com liberação imediata além de widget customizados para seu site/blog.

    ResponderExcluir
  4. Aff, eu duvido que tenha Carbono 14 nessa merda, eu duvido muito mesmo.

    ResponderExcluir
  5. conviver com fumantes é horrivel, porque a pessoa está dominada pelo vício e discutir só leva a brigas... meu pai fuma desde os 13 anos, hoje tem 54 anos... sei que nunca vai deixar de fumar
    XD...
    EU SENDO FUMANTE PASSIVA ME ABORECO COM ISSO, PORQUE PRA MIM O CIGARRO É UMA DAS PIORES COISAS QUE JA FORAM INVENTADAS NO MUNDO!!!XD

    ResponderExcluir
  6. Resposta ao segundo anónimo:
    Cada um sabe de si. Agora ter que ir a um café e levar com o fumo dos outros não é justo. Para evitar apanhar fumo vou ter que deixar de sair? Então fico no facebook que é mais saudável.
    Eu sou a favor da legalização das drogas e acho que meter o tabaco mais caro é injusto, quem quer consumir que o faça. Agora os que os rodeiam não têm culpa e, pelo menos em Portugal, as pessoas passam por cima da lei e fumam em locais fechados..devia ser crime. Enfim..

    ResponderExcluir
  7. Respondendo ao anônimo de cima, acontece amigo, que o direito de um fumante acaba quando começa o do outro. Você com certeza naum sabe como é viver numa casa de fumantes e os problemas que a fumaça do cigarro traz naum soh para o fumante, mas para toda a família.

    ResponderExcluir
  8. E se mesmo assim eu decidir continuar fumando? Eu posso?
    Ou os anti-tabagistas irão achar que não sou digno de respeito por decidir fumar? Mas se eu for viado, serei respeitado pela minha opção sexual, tenho certeza. Em outras palavras, a fumaça que as pessoas mandam para o pulmão lhes incomoda, mas pau no cu dos outros você acham legal.

    ResponderExcluir
  9. "Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo."

    Isso é uma mentira deslavada. Quero ver como foi feita a pesquisa que chegou a essa conclusão ridícula. Ninguém cita essa pesquisa. Já pedi no INCOR, desafiei a me apresentarem as fontes desse tipo de informação. Ninguém se prontifica. E você aí repetindo como papagaio essas mentiras forjadas.

    ResponderExcluir
  10. muito bom esse post parabéns

    ResponderExcluir
  11. e ainda querem dizer que a maconha, uma erva natural é droga. Matéria prima para suplementos alimentares, fibras fortíssimas para tecidos, papéis, bio-plásticos, todos os tipos de vestuários que se imagine, cosméticos e produtos de cuidados em geral, bio-combustíveis, matéria prima para materiais de contrução, remédio para pacientes de AIDS, câncer, glaucoma, esclerose múltipla, febre, reumatismo, artrite, enfisema, insônia e para bloquear o ataque epiléptico, para aliviar a dor e náuseas, melhor remédio não viciante para insônia, alívio de estresse. Óleos essenciais e muito mais, povinho brasileiro vamos deixar a hipocrisia de lado e vamos LEGALIZAR e REGULAMENTAR. Redução de danos. O tabaco e o álcool matam por suas substâncias e seu consumo, a cannabis mata pela proibição. A maconha NUNCA matou ninguém, te desafio a me achar um óbito se quer. Engraçado, não?

    ResponderExcluir