Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Centro Universitário Toledo (Unitoledo) de Araçatuba, deu início, na manhã de hoje, ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Especialização em Gestão de Segurança Pública.
O objetivo é aperfeiçoar 49 capitães da PMMS e seis do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, dotando-os dos conhecimentos necessários para o exercício das atividades de comando das unidades militares.
A solenidade de abertura contou com a participação do Comandante-geral da PMMS coronel PM Carlos Alberto David dos Santos, do comandante-geral do CBM coronel BM Ociel Ortiz Elias, do chefe da Seção de Ensino do Estado-Maior da PMMS tenente-coronel PM Luiz Altino do Nascimento, do professor da Unitoledo Agenor Matiello e do anfitrião, presidente do TCE/MS conselheiro Cícero de Souza.
O comandante-geral da PMMS aproveitou a ocasião para agradecer aos parceiros e estimular os participantes do curso. “Para nós é muito importante conseguir realizar esse curso em nosso Estado porque representa uma economia para os cofres públicos, já que não precisamos mandar os nossos oficiais para outros Estados. Só temos a agradecer à Escoex por nos ceder o local para a realização das aulas e à Unitoledo por ministrar à capacitação. Aos participantes peço que se empenhem ao máximo e aproveitem o curso porque essa qualificação é muito importante para oferecermos um serviço de melhor qualidade para a comunidade, com um profissional mais bem preparado”.
O presidente do TCE/MS agradeceu as palavras do comandante e se colocou à disposição da corporação para futuras parcerias. “O Tribunal estará sempre de portas abertas para ser parceiro da PM na capacitação dos policiais, assim como de outras entidades do Estado. Eu confio na competência dos profissionais do meu Estado e sempre que pudermos vamos ajudar para que eles possam se capacitar ainda mais”, disse o conselheiro.
CAO
O curso tem carga de 448h, segue até julho, é totalmente presencial, com aulas teóricas e práticas de assuntos como planejamento estratégico em segurança pública, documentos de Estado-Maior, gestão de bens e serviços, doutrina policial militar, inteligência policial, gerenciamento de crises e novidades no Direito Penal e Processual Penal.
As aulas teóricas serão ministradas na Escola Superior de Controle Externo, do Tribunal de Contas do Estado. As práticas ocorrerão nas ruas, no exercício do trabalho diário e rotina de um oficial superior, para melhor fixação dos conhecimentos.
No fim da capacitação, cada capitão ainda terá que apresentar um trabalho monográfico relacionado com a atividade de segurança pública realizada pela Polícia Militar. “Nosso grande objetivo é prestar um serviço de qualidade com um pessoal bem preparado. Com o curso de aperfeiçoamento, os capitães cumprem um pré requisito para poderem ser promovidos ao posto de major e, com a apresentação do trabalho, a sociedade também ganha porque sairão dali ideias para melhorar a segurança da população”, explicou o tenente-coronel Luiz Altino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário