Motoneta, motinha, lambreta, scooter ou vespa é um veículo motorizado de duas rodas no qual o condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, sobre uma plataforma, em vez de para os lados, como ocorre nas motocicletas.
A Vespa é uma linha de motonetas fabricada pela primeira vez em Pontedera, Itália, pela Piaggio & Co, S.p.A. A apresentação das primeiras 15 motos Vespa ocorreu em abril de 1946, no Club de Golf de Roma. Os pais da nova moto eram o empresário Enrico Piaggio e o engenheiro aeronáutico Corradino D'Ascanio.
Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, Piaggio teve a visão de um meio de transporte cômodo, de fácil manejo e barato. Com um primeiro protótipo que não lhe custou nada, recorreu a D'Ascanio. O engenheiro, que por sua vez gostava mais dos aviões que das motos, desenhou um veiculo de aspecto revolucionário para sua época: colocou o motor sobre a roda traseira e imaginou o guidão pensando em um trem de pouso de um avião. Diz a lenda que, quando Piaggio a viu, exclamou: «Bello, sembra una vespa» ("Bonito, parece uma vespa", em italiano), alucinado pela forma do veículo: parte traseira mais grossa conectada à parte frontal por uma cintura delgada, e o guidão como as antenas.
As Vespas mais antigas possuem transmissões manuais, controladas através do giro do punho esquerdo, enquanto se aperta o manete da embreagem, escolhendo uma das 3 ou 4 marchas. Também tinham motores de dois tempos, exigindo uma mistura de óleo e gasolina para lubrificar o pistão e o cilindro. A mistura de óleo e gasolina produzia grande quantidade de poluentes. As crescentes restrições ambientais obrigaram a Piaggio a sair do mercado dos Estados Unidos em 1985. As Vespas teriam desaparecido totalmente de cena não fossem os entusiastas que mantiveram as clássicas scooters em operação, reconstruindo-as e restaurando-as.
Modelos de scooters disponível no Brasil
categorias: motocicletas, todas as notícias
Suzuki Burgman AN125
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico com duas válvulas, OHC, arrefecido a ar.
Potência: 12,3 cv A 7.500 rpm
Torque: 1,10 kgfm a 6.500 rpm
Peso: 112 kg
Preço sugerido: R$ 5.990
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico com duas válvulas, OHC, arrefecido a ar.
Potência: 12,3 cv A 7.500 rpm
Torque: 1,10 kgfm a 6.500 rpm
Peso: 112 kg
Preço sugerido: R$ 5.990
Yamaha Neo AT115
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, OHC, arrefecido a ar.
Potência: 8,4 cv a 8.000 rpm
Torque: 0,78 kgfm a 7.000 rpm
Peso: 101 kg
Preço sugerido: R$ 6.087
Sundown Future
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, OHC, refrigerado a ar.
Potência: 10,3 cv a 7.500 rpm
Torque: 0,83 kgfm a 6.000 rpm
Peso: 118 kg
Preço sugerido: R$ 6.047,50
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, OHC, refrigerado a ar.
Potência: 10,3 cv a 7.500 rpm
Torque: 0,83 kgfm a 6.000 rpm
Peso: 118 kg
Preço sugerido: R$ 6.047,50
HaoBao HB 150T
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, refrigeração a ar.
Potência: 10 cv a 7.500 rpm
Torque: 0,86 kgfm a 4.000 rpm
Peso: 117 kg
Preço sugerido: R$ 5.800
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, refrigeração a ar.
Potência: 10 cv a 7.500 rpm
Torque: 0,86 kgfm a 4.000 rpm
Peso: 117 kg
Preço sugerido: R$ 5.800
Motor-Z V500
Motor: Elétrico de corrente contínua
Potência: 500 W
Torque: 0,7 kgfm a 450 rpm
Peso: 80 kg
Preço sugerido: R$ 3.995
Amazonas AME 150 SC
Motor: Quatro tempos, OHC, duas válvulas
Potência: 11 cv a 8.000 rpm
Torque: 0,91 kgfm a 5.000 rpm
Peso: 110 kg
Preço sugerido: R$ 5.990
Garinni GR150 PI
Motor: Quatro tempos e refrigerado a água.
Potência: 12,1 cv a 7.000 rpm
Torque: 0,92 kgfm a 6.000 rpm
Peso: 126 kg
Preço sugerido: R$ 7.525.
Vespa LX 150
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico com catalisador de duas vias,
e sistema de ar secundário SAS
Potência: 11,7 cv a 7.750 rpm
Torque: 1,18 kgfm a 6.000 rpm
Peso: 96 kg
Preço sugerido: R$ 13.000
Piaggio MP3 400 Piaggio
Motor: Quatro tempos com injeção eletrônica, quatro válvulas, monocilíndrico, conversor catalítico, refrigerado a água
Potência: 34 cv a 7.500 rpm
Torque: 3,8 kgfm a 5.000 rpm
Peso: 244 kg
Preço sugerido: R$ 39.000
Motor: Quatro tempos com injeção eletrônica, quatro válvulas, monocilíndrico, conversor catalítico, refrigerado a água
Potência: 34 cv a 7.500 rpm
Torque: 3,8 kgfm a 5.000 rpm
Peso: 244 kg
Preço sugerido: R$ 39.000
Dafra Laser 150
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, OHC, duas válvulas por cilindro, arrefecido a ar.
Potência: 11,5 cv a 8.900 rpm
Torque: 0,96 kgfm a 6.000 rpm
Peso: 120 kg
Preço sugerido: R$ 5.990
Miza Vite 150
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, refrigeração a ar forçada com ventoinha.
Potência: 8,7 cv a 8.000 rpm
Torque: 0,97 kgfm a 7.000 rpm
Peso: 113 kg
Preço sugerido: R$ 6.290
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, refrigeração a ar forçada com ventoinha.
Potência: 8,7 cv a 8.000 rpm
Torque: 0,97 kgfm a 7.000 rpm
Peso: 113 kg
Preço sugerido: R$ 6.290
FYM FY 150T 18
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, OHC
Potência: 9 cv a 8.000 rpm
Torque: 8,5 a 6.000 rpm
Peso: 114 kg
Preço sugerido: R$ 5.600
Motor: Quatro tempos, monocilíndrico, OHC
Potência: 9 cv a 8.000 rpm
Torque: 8,5 a 6.000 rpm
Peso: 114 kg
Preço sugerido: R$ 5.600
Fonte Wikipédia, http://www.zap.com.br/revista/carros/ultimas-noticias/veja-os-modelos-de-scooters-vendidos-no-brasil-20080623/
Nenhum comentário:
Postar um comentário